Hippolyte Leon Denizard Rivail

Allan Kardec
Nasceu em 3 de outubro de 1804, em Lion, França. Ele era filho de um juiz, Jean Baptiste-Antoine Rivail, e sua mãe chamava-se Jeanne Louise Duhamel. Aos dez anos de idade seus pais o mandaram para Yverdun na Suíça (escola do conhecido pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi). Yverdun era um ponto de reunião para as crianças de várias partes do mundo, pois tratava-se da melhor escola da época. Era a escola da fraternidade, que cuidava de crianças e os jovens educando-os a fim de se tronarem homens responsáveis e úteis à sociedade. Ali, Hippolyte se tornou um professor dedicado e um dos mais eminentes discípulos e colaborador de Pestalozzi. Inteligente e dedicado Rivali aplicou-se, de todo o coração, à propaganda do sistema de educação que exerceu tão grande influência sobre a reforma dos estudos na França e na Alemanha.
Muitíssimas vezes, quando Pestalozzi era chamado pelos governos, para fundar institutos semelhantes ao de Yverdun, confiava a Denizard Rivail o encargo de o substituir na direção da sua escola. Linguista insigne, conhecia a fundo e falava corretamente o alemão, o inglês, o italiano e o espanhol; conhecia também o holandês, e podia facilmente exprimir-se nesta língua. Membro de várias sociedades sábias, notadamente da Academia Real de Arras, foi autor de numerosas obras de educação. Além das obras didáticas, Rivail também fazia contabilidade de casas comerciais, passando então a ter uma vida tranqüila em termos monetários. Seu nome era conhecido e respeitado e muitas de suas obras foram adotadas pela Universidade de França.

No mundo literário, conhece a culta professora Amélia Gabrielle Boudet, com quem contrai matrimônio, no dia 6 de fevereiro de 1832. Mesmo depois do desencarne do seu marido ela ainda viveu alguns anos e prosseguiu trabalhando, até o seu dia de sua desencarnação, pela propagação da doutrina espírita.
Página inicial
<http://www.kardec.com>, Acessado em 18/04/2008
<http://www.novavoz.org.br>, Acessado em 18/04/2008
<http://pt.wikipedia.org>, Acessado em 18/04/2008