A maioria dos simpatizantes e iniciantes espíritas não gostam de ler as “Obras de Allan Kardec”, pois, acham complexas ou técnicas demais, preferindo assim ler romances e livros Espíritas. Para os que pensam assim indicamos os livros abaixo de fácil leitura e que nos traz vários exemplos de fé, bondade, caridade e simplicidade.

Apesar disto não deixem de ler as obras de Allan Kardec, pois, elas contém todos os pensamentos e procedimentos que o espírita deve aprender para conhecer.

Livro: Paulo e Estevão
Autor: Emmanuel
Psicografado por: Francisco Cândido Xavier

Narra a vida do Apóstolo Paulo de Tarso, objetivando rememorar passagens dos tempos apostólicos e mostrar o exemplo do Apóstolo “que se levantou das lutas humanas para seguir os passos do Mestre, num esforço incessante”. Em forma de romance, desenvolve, em 20 capítulos, assuntos como: conversão de Paulo; Estevão e sua relação com o Apóstolo; fé cristã; perseguição aos cristãos; primeiras igrejas cristãs e trabalho dos apóstolos. Recorda as lutas e ásperos testemunhos por que passou Paulo de Tarso até o fim de suas tarefas materiais, mostrando a todo aquele que abraça a Doutrina Cristã “o quanto lhe compete trabalhar e sofrer, por amor a Jesus-Cristo”.

Titulo: Obreiros da Vida Eterna
Autor: André Luiz
Psicografado por: Francisco Cândido Xavier

Fornece notícias das zonas de erraticidade que envolvem a crosta terrestre. Objetiva mostrar que a morte não modifica “milagrosamente” o homem, que é fruto de si mesmo, no cumprimento das leis divinas, buscando equilíbrio e evolução. Através de 20 capítulos, analisa experiências dos Espíritos na vida espiritual, com suas instituições, templos e lares. Apresenta o trabalho dos obreiros de Jesus na assistência cristã, lutando contra a treva e o sofrimento. Comprova que ninguém morre e que o aperfeiçoamento prossegue em toda parte, renovando as criaturas na busca da Divindade.

Titulo: Romance de uma Rainha Vol. I e II
Autor: J.W. Rochester
Psicografado por: Wera Krijanowskaia

Mostra situações e personagens do Egito Antigo, enfocando a existência do conhecimento do mundo espiritual e da sua interação com o mundo corpóreo. Aborda assuntos como: fluidos; perispírito; magia; sacrifícios a divindades; obsessão e vampirismo, narrando os rituais dos altos sacerdotes, as intrigas da corte do Faraó e as disputas pelo poder. Analisa outras encarnações das personagens, ficando clara a ação das leis divinas na determinação dos reajustes de cada criatura através dos séculos.

Titulo: O Chanceler de Ferro
Autor: J.W. Rochester
Psicografado por: Wera Krijanowskaia

Narra a história de José no antigo Egito, sua família, atitude dos seus irmãos, que o venderam a um israelita. Divide-se em duas partes: a primeira, apresenta, em 14 capítulos, a trajetória da vida de José, “da obscuridade ao poder”; a segunda, aborda em 12 capítulos, o poder real e o poder sacerdotal. Mostra como o rapaz, de escravo, se tornou poderoso chanceler do Faraó, após interpretar a este importantes sonhos que decidiram pela sorte do império egípcio, graças às visões e providências do chanceler, aprovadas pelo Faraó.

Titulo: Ave, Cristo!
Autor: Emmanuel
Psicografado por: Francisco Cândido Xavier

Relata drama vivenciado nos primeiros séculos do Cristianismo, objetivando trazer aos cristãos de hoje o exemplo de simplicidade, confiança e amor com que os pioneiros da Boa Nova se entregaram ao serviço do Divino Mestre. Através de romance, narra a história de Quinto Varro, Espírito renovado nas lições do Evangelho. Destaca a poderosa fé que sustentava os primeiros cristãos em suas árduas lutas e oferece um exemplo de sublime e verdadeiro amor.

Titulo: Renúncia
Autor: Emmanuel
Psicografado por: Francisco Cândido Xavier

Descreve a vida real de Alcíone, personagem que passa por uma vida de renúncias e dedicação a todos que a cercam, demonstrando heroísmo e martírio, no século de Luís XIV da França. Apresenta o sacrifício do amor de abnegado Espírito, que volta à carne, juntamente com aquele por quem intercedeu no Plano Espiritual, para ajudá-lo nas novas reparações. O grande amor do passado ressurge na figura de um jovem padre, porém a alma feminina, possuidora de muitas conquistas espirituais, recorda a lição de renúncia que ambos necessitam testemunhar. Conclui com o reencontro destas duas almas afins em momento doloroso, estando Alcíone no final da existência terrena com mais testemunhos de sacrifício, martírio, fé e amor a Jesus, enquanto o padre Carlos, perdido em remorsos presencia a morte de sua amada.

Titulo: A Vingança do Judeu
Autor: J.W. Rochester
Psicografado por: Wera Krijanowskaia

Aborda, entre enredos de amor e ódio, o orgulho, o preconceito, a riqueza e a vingança. Narra a luta que os adeptos da Doutrina Espírita têm que sustentar contra a ignorância e o fanatismo, mostrando, no desenrolar da trama, a influência benéfica exercida pelo Espiritismo sobre a sociedade, melhorando os homens, arrancando-os do ateísmo, vencendo os preconceitos do mundo, enquanto exalta a fraternidade universal.

Titulo: Herculanum
Autor: J.W. Rochester
Psicografado por: Wera Krijanowski

Apresenta a história de Semprônius, pai de Rochester no passado, e seu fiel amigo. Objetiva dissipar as sombras da atual existência deste Espírito, explicando as causas de suas provações. Através de 27 capítulos, divididos em duas partes, narra episódios históricos, como o soterramento da cidade de Herculanum, pelas lavas do Vesúvio, no ano de 79 (832 de Roma), envolvendo as tramas de amor e ódio de seus personagens. Atesta a Justiça Divina nos processos reencarnatórios, onde, individual ou coletivamente, todos quitam seus débitos por meio da lei de causa e efeito.